O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Angislene Ribeiro Silva Reis, Caio Talmag Nóbrega, Diego Nogueira Dantas, Mikaelle Raulino Barroso

Resumo


Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a partir de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico em um recorte temporal de 2014 a 2018. O estudo parte de uma seleção de dez trabalhos científicos que serviram de base para análise e investigação das práticas pedagógicas realizadas pelos professores com o uso das TIC na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e mais precisamente no Ensino Médio Integrado (EMI). Vimos que os professores ao inserir as tecnologias no cotidiano da sala de aula buscam promover a aquisição de novos saberes e o conhecimento de maneira dinâmica e flexibilizada para alcançar resultados promissores e eficientes na condução da aprendizagem dos educandos. Este estudo contempla a utilização das TIC para elucidar como essas práticas são vivenciadas no contexto escolar e como elas podem refletir positivamente na educação e na construção do conhecimento.


Palavras-chave


Tecnologias Educacionais. Ensino Médio Integrado. Ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756