A docência na educação profissional: reflexões sobre a formação docente e a importância da Licenciatura

Ivone Maria Mendes Silva, Mônica Lana da Paz, Antônio de Pádua Nunes Tomasi

Resumo


O presente artigo busca problematizar a formação docente e, mais especificamente, a Licenciatura voltada para a Educação Profissional. Essa modalidade de formação, não obstante sua importância social, não tem recebido por parte da sociedade, o reconhecimento a que faz jus, em especial a formação destinada ao ensino médio profissionalizante; o que pode ser constatado pelas condições de trabalho e pela remuneraçao dos profissionais do magistério. Assim, se há indícios na área educacional e na literatura que apontam para a importância da Licenciatura para a formação adequada dos professores, esses mesmo indícios não nos parecem nítidos quando analisamos o campo da Educação Profissional. O que nos dizem, sobre isto, as práticos e os discursos dos professores que atuam especificamente neste campo? Levando em consideração tal questão, construímos nossas reflexões à luz da análise dos dados obtidos no contexto da pesquisa em andamento intitulada "Vida de professores da Educação Profissional", realizada por professores e mestrandos do Programa de pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Nessa pesquisa, foram obtidos depoimentos de 20 professores da Educação Profissional que explicitaram as experiências, demandas e representações dos entrevistados acerca da formação e da prática docente. pretende-se no presente artigo colocar em destaque as contradições que emergem em seus depoimentos especialmente no que concerne à importância da Licenciatura. A Licenciatura parece figurar como uma modalidade de formação ainda distante das preocupações desses profissionais, bem como de seus projetos formativos, embora eles reconheçam a sua importância.


Palavras-chave


FORMAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756